Informativo n. 57

|Sobre o Feminismo e como ele precisa ser estabelecido em todos os lugares|

Por Maria Vitória Prado

Em uma de nossas formações da CPaNN desse semestre foi discutido um tema muito importante em nossa sociedade – em todos os tempos – e que a cada dia está ganhando mais força e reconhecimento dentro de nossa faculdade: o feminismo.

Apesar de toda a força, reconhecimento e a liberdade que as mulheres estão conquistando com o passar do tempo, há ainda diversas coisas e situações que precisam ser problematizadas e melhoradas dentro dos ambientes.

A maioria das estudantes de Direito do Largo São Francisco são adeptas do feminismo acadêmico, aquele que busca sempre um conhecimento filosófico, sociológico e a liberdade do corpo feminino, no entanto, ele é inacessível para mulheres com baixas condições de vida, que vivem sob os padrões de uma sociedade machista e patriarcal, que sofrem violência doméstica, que vivem nas periferias e que se calam acerca das situações que vivem diariamente.

 

 

ecofeminismo-2

É importante enfatizar também que o machismo está presente em todos os lugares, por mais que de forma sutil e que muitas pessoas não percebam, mas ele está lá. É o caso da Clínica de Direito Ambiental, onde diversas pessoas no início da discussão pensaram não haver nenhuma situação de machismo e/ou opressão presentes em nossa convivência, conforme a discussão foi acontecendo, foi possível verificar diversos casos em que ela acontece, seja na hora de dar uma opinião sobre algo, na credibilidade do que é falado pelas mulheres na Clinica e na delegação de tarefas.

Foi discutida também a questão do machismo nas relações de emprego, que foram situações relatadas pelas mulheres da CPaNN, as situações na maioria das vezes tem a ver com a roupa que você está vestida, ou com a maneira que age em seu local de trabalho, ou com a quantidade de maquiagem que você passa para ficar “apresentável” para os clientes.

Foi muito essencial uma discussão como essa em nossa reunião! Como membra, diria que muitas pessoas começaram a ter uma visão diferente de si e dos outros, e das situações que ocorrem. Acredito que é muito importante haver uma discussão saudável em que se possa explicar a questão e fazer declarações de coisas que incomodam as mulheres, para que seja possível estabelecer uma relação saudável entre os membros. E isso deveria ser feito em qualquer grupo para que haja essa mudança de visão e para que cada um amplie o seu conhecimento na área do feminismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s