Informativo nº 53 – Visita ao Instituto Geológico de São Paulo

Por Júlia Malheiros Garcia

fachada_vm_capa

No dia de 17.05.2016, tive a oportunidade de visitar o Instituto Geológico de São Paulo [1], localizado no bairro da Vila Mariana. Lá, conversei com o geólogo Jair Santoro [2], pesquisador científico do Instituto especializado em mapeamentos e monitoramentos de áreas de risco, escorregamentos de encostas e processos erosivos. Pude aprender melhor como funciona o sistema estadual de gerenciamento de riscos, que se dá por meio de inúmeros instrumentos técnicos, como o mapeamento de áreas de risco, planos preventivos de defesa civil, os laudos e pareceres técnicos para o Ministério Público Estadual, estudos para o planejamento urbano e planos diretores municipais.

Na verdade, o Instituto Geológico é um braço técnico da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, e grande parte de sua atuação é realizada em conjunto com a Casa Militar (Defesa Civil) na prevenção, contenção e administração de desastres. O IG frequentemente ministra cursos de formação de oficiais da Defesa Civil, a fim de prepará-los para atuar em campo.

O trabalho do IG, ainda, é voltado para a conscientização da população quanto a ocorrência de desastres naturais, especialmente os grupos mais vulneráveis, por meio de cartilhas educativas [3], além de livros [4] publicados sobre o tema, estes direcionados também ao público em geral. Todas estas publicações estão disponíveis para o público na internet. No campo dos desastres naturais, merece destaque o livro Desastres naturais: conhecer para prevenir, organizado por Jair Santoro em conjunto com as geógrafas Lídia Keiko Tominaga e Rosângela do Amaral [5].

A leitura é recomendada não só para técnicos da área ou para pessoas eventualmente interessadas em direito ambiental, mas para todos que desejem se informar melhor sobre o tema dos desastres naturais. Especialmente no Estado de São Paulo, um dos efeitos mais fortes e concretos das mudanças climáticas é o aumento e a irregularidade do regime de chuvas, acarretando também no aumento da probabilidade de ocorrência de desastres naturais. Cabe ressaltar que esses desastres também são causados pela própria configuração dos assentamentos urbanos, que em sua maioria não adotam mecanismos eficientes de drenagem de águas, ou mesmo se situam em áreas de risco. Ainda, estes eventos ocorrem de maneira significativa não só em áreas costeiras, mas também em áreas continentais.

A entrevista foi realizada para contribuir na elaboração de um artigo para a Oficina de Direito Ambiental do Largo São Francisco [6], coordenada pela Prof.ª Ana Maria Nusdeo, sobre o tema de adaptação às mudanças climáticas no meio urbano e governança de riscos. A entrevista será oportunamente divulgada no site da Oficina, em maiores detalhes, assim como o artigo, quando for finalizado.

Referências:

[1] http://igeologico.sp.gov.br/

[2] Jair Santoro, Pesquisador Científico VI do Instituto Geológico do Estado de São Paulo. Geólogo. Mestre e Doutor em Geociências na área de Geociências e Meio Ambiente pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9914142551012723.

[3] Confira as cartilhas elaboradas pelos profissionais do Instituto Geológico sobre deslizamento (http://www.ambiente.sp.gov.br/institutogeologico/files/2015/01/Colecao-Geonatural-n-01-Voce-Sabe-o-que-e-Deslizamento.pdf), relâmpagos (http://www.ambiente.sp.gov.br/institutogeologico/files/2015/01/Colecao-Geonatural-n-02-Voce-Sabe-o-que-e-Relampago.pdf) e erosão continental (http://www.ambiente.sp.gov.br/institutogeologico/files/2016/01/Colecao-Geonatural-n-03-Voce-Sabe-o-que-e-Erosao-Continental.pdf).

[4] Vide: http://igeologico.sp.gov.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-e-audiolivros/.

[5] http://www.igeologico.sp.gov.br/downloads/livros/DesastresNaturais.pdf.

[6] https://www.facebook.com/Oficina-de-Direito-Ambiental-do-Largo-S%C3%A3o-Francisco-116187872068706/?fref=ts.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s