Informativo nº 24 – A encíclica Papal “Laudato Si”

Por Natalia Naville

No dia 18 de junho de 2015, foi apresentada no Vaticano a Encíclica intitulada “Laudato Si”, o primeiro documento papal dessa modalidade a dedicar-se exclusivamente à questão ambiental. Ela se inicia com o Papa Francisco apontando que todos os humanos compartilham entre si uma casa comum. A análise da atual crise ambiental enfatiza o papel do homem como depositário do patrimônio socioambiental, por cuja integridade ele deve zelar.

O entendimento é que a crise ambiental e a crise social não estão dissociadas, devendo ser vistas como algo único que se associa, formando uma única crise socioambiental. Seus efeitos não são igualmente distribuídos na sociedade, afetando mais intensamente a população de baixa renda, marginalizada e em áreas de risco, noção que remete ao conceito de justiça ambiental. O Papa Francisco enquadra a poluição e degradação ambiental na categoria de pecados ecológicos, causados pela cobiça humana, a qual tornaria homens e mulheres cegos à “verdade básica” de que o bem estar individual está intrinsecamente ligado à relação do indivíduo com os outros seres humanos.

      Considerado um marco no debate sobre as mudanças climáticas que ocorrem em âmbito global, o documento urge ainda os líderes  ao redor do planeta a tomarem medidas efetivas para o combate das mudanças climáticas. O pontífice alerta ainda quanto à questão da água, criticando a monopolização de recursos naturais, e a cultura do descarte, com sua consequente geração de resíduos. A encíclica defende o conceito de uma ecologia integral, e a criação de um diálogo entre economia e política em nome do bem comum, encorajando um movimento que envolva múltiplos credos em nome da proteção do planeta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s